Faculdade do Trabalho - Cursos
Página Inicial » Cursos



 

Enfermagem: O curso tem como objetivo desenvolver no aluno conhecimentos e habilidades para o exercício profissional de Habilitação de Técnico em Enfermagem.

 

Saiba Mais

 

Técnico em Saúde e Segurança no Trabalho: É fato o destaque dado ao Brasil no que concerne à incidência de doenças ocupacionais e ao número de acidentes de trabalho.

 

 

       Enfermagem

 

 

Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, Uberlândia conta com 07 (sete) UAI's (Unidade de Atendimento Integrado), 09 (nove) UBS (Unidades Básicas de Saúde), e 26 (vinte e seis) Unidades PSF (Programa de Saúde Familiar) que abrangem postos, ambulatórios e centros, além de programas de ações governamentais e não governamentais.

O município conta ainda com empresas de grande porte que atendem as exigências da legislação, tendo em seu quadro funcional profissionais de saúde, realizando trabalhos de assistência e prevenção à saúde dos trabalhadores, clubes de recreação, hotéis escolas, representações de produtos hospitalares e de higiene e prestação de serviços.

A área de Saúde ocupa-se da produção de cuidados integrais de saúde no âmbito público e privado do sistema de serviços, por meio de ações de apoio ao diagnóstico, educação para a saúde, proteção e prevenção, recuperação e reabilitação e gestão em saúde. Outro compromisso da área é a interlocução, interação e pactuação com outros setores da economia e da sociedade que têm relevância no estado de saúde da população, e que influenciam na organização dos respectivos serviços.


Levando-se em consideração a realidade atual, onde existe uma certa escassez de profissionais com habilitação específica na referida área e, contudo, uma enorme demanda pelos mesmos, a FACULDADE DO TRABALHO, implantou o Curso Técnico em Enfermagem, visando formar tais profissionais, com sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade de adaptação a novas situações, postura pessoal e profissional.

O profissional Técnico em Enfermagem será responsável por assistir o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem; prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave; participar das ações de prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica; participar dos programas e das atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco, favorecendo melhores resultados e desempenho profissional; integrar a equipe de saúde, tendo em vista o modelo preventivo e a humanização do relacionamento profissional/paciente, buscando melhor qualidade de vida para todos; preparar pacientes para consultas, exames e tratamentos, prestando esclarecimentos e respeitando sempre seus direitos e sua integridade; executar tratamentos especificamente prescritos ou de rotina, além de outras atividades de enfermagem, tais como: ministrar medicamentos por via oral e parenteral, realizar controle hídrico, fazer curativos, aplicar oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma, enema e calor ou frio e aplicação de vacinas; prestar cuidados de enfermagem pré e pós-operatórios; zelar pela preservação do cliente em sua condição patológica, física, espiritual e social; zelar pela limpeza e ordem do material, de equipamentos e de dependências de unidades de saúde; orientar os pacientes na pós-consulta, quanto ao cumprimento das prescrições de enfermagem e médicas; participar dos procedimentos pós-morte; anotar, diariamente no prontuário do paciente, as atividades da assistência de enfermagem para fins estatísticos, jurídicos, epidemiológicos e de controle do trabalho realizado.


Técnico em Saúde e Segurança no Trabalho

 



É fato o destaque dado ao Brasil no que concerne à incidência de doenças ocupacionais e ao número de acidentes de trabalho. As estatísticas comprovam essa condição que o coloca, sistematicamente, entre os países que mais registram acidentes de trabalho no mundo, posição que poderia ser ainda pior se todos os acidentes ocorridos fossem notificados. As principais causas dos acidentes são a deterioração das condições de trabalho causadas pela globalização e pela liberalização dos mercados, o desrespeito ao direito de segurança do trabalhador e a falta de cumprimento da lei ou regulamentação adequada de segurança.

Todas as empresas com mais de 100 empregados e do grau de risco 3, e com mais de 500 empregados e dos graus de risco 1 e 2, devem contratar técnico de Saúde e Segurança no Trabalho. Dada a grande concentração de empresas desse porte ou maior, na região, supõe-se a necessidade de formação específica deste profissional.

Para suprir essa lacuna a FACULDADE DO TRABALHO oferta o Curso Técnico em Saúde e Segurança no Trabalho, o qual permitirá não somente um currículo que atenda às demandas sociais atuais, às tendências do mercado, às exigências do setor produtivo, como também, à possibilidade de construção de caminhos formativos individuais.

O ambiente de trabalho seguro, obtido pela adoção de medidas que neutralizam ou eliminam os riscos associados às atividades de trabalho, pelo Técnico de Saúde e Segurança no Trabalho, é capaz de possibilitar o aumento da produtividade, pois não há interrupção do trabalho por conta da ocorrência de acidentes, e também de promover o bem estar dos trabalhadores, melhorando a imagem da empresa perante os seus acionistas e sociedade, condição de valor num mercado competitivo, que tem procurado, seletivamente, parceiros que mostrem qualidade e eficiência na gestão da segurança e saúde no trabalho.

Voltar

 

  

 Voltar

 

                                           





A faculdade do Trabalho quer ajudar você que busca o primeiro emprego, você que atua no mercado de trabalho e que quer aperfeiçoar seus conhecimentos. Afinal atualmente o mercado de trabalho abraça quem tem bagagem atraente, este sim é um profissional absorvido imediatamente pelas empresas.

 

E a faculdade do Trabalho conta com a Agência exclusiva a FATRA Talentos Humanos, somos também parceira do aluno que busca aquela força extra para uma oportunidade de emprego. E atualmente os profissionais da Faculdade do Trabalho são os mais contratados porque são profissionais que sabem SER e FAZER!






Enfermagem: A FACULDADE DO TRABALHO traz uma inovação no ensino superior de Uberlândia com uma moderna proposta pedagógica onde o objetivo principal é a Inter-relação entre as disciplinas do Curso.

Saiba Mais

 

Tecnologia em Radiologia: O Curso Superior em Tecnologia em Radiologia tem como objetivo, a formação do profissional para o domínio operacional na área de imaginologia, e que utilize, adequadamente e de forma otimizada, os equipamentos de alta tecnologia relacionados a terapias e produção de imagens médicas e áreas correlatas; a compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico; a valorização do trabalho e a mobilização dos valores éticos e tecnológicos necessários à tomada de decisões.

Saiba Mais

 

 

 

Enfermagem

 

 

Por exemplo:
Um professor Biólogo vai ministrar sua disciplina mostrando ao aluno onde se aplica a biologia na Enfermagem, assim também com as demais disciplinas,pois atualmente nas universidades cada professor aplica a sua disciplina isoladamente focado somente nela, e isso acaba “confundindo a cabeça do aluno” e ele precisa digerir as informações de cada disciplina e fazer uma junção dos assuntos onde acaba não tendo o aprendizado necessário.

Com a INTER RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS o Enfermeiro do Futuro passa de uma visão mais “engessada” a ter seu próprio ponto de vista e consegue pensar sobre as situações da rotina de trabalho e emergenciais, com a sua visão ampla e utilizando da criatividade para dar um  final diferente ao que normalmente aconteceria ao paciente. E com esta inovação o aluno passa a ter uma visão crítica, reflexiva e criativa.

O profissional de Enfermagem trabalha na assistência ao paciente e no gerenciamento de equipes de instituições da área da saúde. Pode atuar na área gerencial ou na coordenação de unidades de serviço de saúde na rede básica, hospitais, junto às equipes de Programa de Saúde da Família (PSF); na enfermagem do trabalho; na área de obstetrícia; no setor administrativo, com participação em auditorias, entre outros.

Diferenciais

  • O Corpo Docente é formado por professores com experiência na área da Enfermagem.
  • Algumas instituições oferecem muitos cursos e não dão a atenção devida, aqui nós daremos toda a atenção ao aluno, e ele terá toda assistência necessária aos estágios.
  • Localização com o setor de serviços bem estruturado, com lanchonetes, papelarias, restaurantes, self-service. Além disso, na quadra ao lado está localizado o Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança do local.
  • Em todos os itens avaliados a Instituição foi aprovada pelo MEC.
  • Com relação as mensalidades, as outras escolas o valor aumenta com os semestres, aqui será de acordo com o índice IGPM.


Sobre a Função do Enfermeiro:

  • Ele é quem vai orientar sua equipe de técnicos, montar as escalas do turno em que estiver, orientar e delegar as funções para cada técnico, saber sobre o “estado” de cada paciente;
  • O Enfermeiro é responsável pela organização do Hospital, conforme normas vigentes;
  • O Enfermeiro focaliza as necessidades humanas básicas do paciente. Trabalha com humanização aos cuidados e prioriza os atendimentos relativos à vida.

 

Voltar

 

Tecnologia em Radiologia

 

 

Organização do Curso

O Curso Superior em Tecnologia em Radiologia da Faculdade do Trabalho – FATRA foi elaborado para atender às necessidades da educação profissional na área de Saúde em níveis nacional e regional.

A organização curricular do curso tem uma carga horária total de 2.960 horas distribuídas em 6 semestres letivos, de 400 horas, com o intuito de sedimentar a formação do profissional conforme o seu projeto pedagógico. Em sua grande maioria as unidades curriculares contam com a relação direta entre a teoria e a prática, bem como a prática de atividades complementares e o estágio supervisionado que se harmonizam com os objetivos gerais do curso.

A coordenação do curso apresenta o perfil adequado e o aderente ao curso desde a sua formação acadêmica até as experiências vivenciadas na área de Radiologia em empresa privada. Salientando ainda que, a dedicação à administração e condução do curso é efetiva, com o regime de trabalho de tempo integral.

Administração Acadêmica

A administração acadêmica do curso apresenta um perfil adequado e aderente à área de concentração profissional de Saúde.

A Faculdade do Trabalho e o coordenador atuam de forma freqüente junto ao trade da área de saúde, propiciando palestras e assessorias técnicas na área.

A administração Acadêmica está centrada no desempenho do curso de forma empreendedora, analítica, crítica e ética, com intuito de atender às reais necessidades do mercado de trabalho.

Projeto Pedagógico do Curso

A Faculdade do Trabalho ao pleitear o curso superior em Tecnologia em Radiologia, visa contribuir na formação de profissionais conscientes de sua responsabilidade ética e social, qualificados, empreendedores, competentes e com forte conhecimento da área da radiologia. Para isso, a Faculdade do Trabalho, proporcionará aos alunos o contato com a realidade profissional do Tecnólogo em Radiologia, apresentando novas metodologias existentes no campo de saúde, bem como, as tendências econômicas, jurídicas e tecnológicas da área.

O Projeto Pedagógico do curso possui como foco a formação do futuro profissional inserido com tendências atuais do mercado, centrado no necessidade de ter um conhecimento mais aprofundado sobre o processo no qual atuará, para que tenha uma postura mais analítica e crítica resultando em intervenções rápidas e apropriadas no dia-a-dia das suas atividades.

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia que a Faculdade do Trabalho tem por objetivo, formar recursos humanos qualificados para essa atividade, proporcionando mais uma oportunidade no cenário mercadológico da região, atendendo assim os anseios da comunidade uberlandense.

Devemos destacar que a Faculdade do Trabalho levou em consideração às necessidades da região, bem como os últimos dados do censo educacional do ensino superior, disponíveis no INEP, sobre o curso no Município de Uberlândia. Assim, a Fatra, acredita que com a criação do curso de Tecnologia em Radiologia para Uberlândia, contribuirá para a diminuição da falta de profissionais com esta formação.

A Macroregião do Triângulo Mineiro não possui nenhum curso superior de Tecnologia em Radiologia. Ficando claro a necessidade de implantação do curso. Além disso, a crescente demanda por novas ocupações no campo de trabalho e pela expansão de várias áreas no mercado, inclusive na área de saúde, faz deste curso uma necessidade para região, que muitas vezes, tem que trazer mão de obra especializada de fora, para suprir as necessidades.

É relevante informar ainda que a instituição tendo plena consciência de sua responsabilidade para com a sociedade do Triângulo Mineiro, ao pleitear o curso superior de Tecnologia em Radiologia, para além de suprir a atual carência por profissionais com este perfil no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da região, visa oferecer um curso com qualidade, com novas tecnologias e metodologias, atendendo às exigências profissionais e empresariais deste século.

Objetivos do Curso

O Curso Superior em Tecnologia em Radiologia tem como objetivo, a formação do profissional para o domínio operacional na área de imaginologia, e que utilize, adequadamente e de forma otimizada, os equipamentos de alta tecnologia relacionados a terapias e produção de imagens médicas e áreas correlatas; a compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico; a valorização do trabalho e a mobilização dos valores éticos e tecnológicos necessários à tomada de decisões.
 

Voltar





 

 

PÓS GRADUAÇÃO  
 
 
A Faculdade do Trabalho oferece cursos de extensão acadêmica, nos quais objetivam o aperfeiçoamento e especialização profissional, oferecendo amplificação dos estudos superiores (nas áreas de saúde e educação).
Enfermagem do Trabalho
Capacita os enfermeiros à assistência de enfermagem na saúde do trabalhador para o desempenho na área de Saúde Ocupacional, apoiando em princípios éticos e legais, como funções específicas de promoção, prevenção, manutenção, controle e reabilitação da saúde do trabalhador.
Enfermagem em Centro Cirúrgico
Instrumentaliza enfermeiros na execução de atividades complexas e metodológicas no ambiente cirúrgico, aprimorando funções gerenciais e assistenciais no processo de enfermagem no bloco operatório.
Especialização em Gestão de Serviços em Saúde para o SUS
 Forma e capacita profissionais para gerência e administração de hospitais e demais serviços de saúde das áreas públicas e privada.
Nefrologia Abordagem Multiprofissional
Promove a capacitação de profissionais de saúde, para a assistência ao paciente com doenças do trato urinário, desenvolve competências gerenciais de serviço de nefrologia e estimula os profissionais da saúde a desenvolverem produção científica nesta área.
 Formação p/Atendimento a Pacientes sem Possibilidades Terapêuticas de Cura (Cuidados Paliativos)
Capacita profissionais visando atuar junto a pacientes fora de possibilidades terapêuticas de cura e seus familiares, nos vários momentos no processo de falecimento, propiciando uma melhor qualidade de vida e melhores condições de enfrentamento da enfermidade.
 Saúde Mental
Forma especialistas e profissionais da área da saúde numa perspectiva interdisciplinar, de modo que estes possam desempenhar com ética e competência suas atividades profissionais sob a abordagem Psicossocial, seja no campo da organização do processo de trabalho, ou do cuidado (individual, familiar e coletivo) à saúde.
Administração Hospitalar
Capacita profissionais graduados em curso da área da saúde ou curso de administração de empresas para a direção, organização e execução, delegação, supervisão e avaliação das ações de gestão em saúde.
Auditoria de Serviços de Saúde
Proporciona formação para profissionais da área da saúde, auditores e demais profissionais graduados que deseja aperfeiçoamento com atuação profissional orientada por princípios é ticos e comprometida com as mudanças necessárias no Setor de Saúde garantindo especialização profissional ( teórica e prática ) sólida com base científica nas diversas áreas que compõem a administração de serviços e auditoria.
Urgência e emergência
Especializa e capacita ao atendimento á Urgência e Emergência nos ambientes Pré-hospitalar e Infra-hospitalar, enfatizando ações de direção, organização, delegação, supervisão, e execução de ações assistenciais de modo técnico e científico visando a melhoria do atendimento ao paciente/cliente crítico.
UTI Geral
Forma profissionais especialistas em terapia Intensiva com competências políticas , técnicas, epidemiológicas e educativas para realizar intervenções que beneficiem os cuidados ao paciente grave.
 Docência em Ensino Superior
Capacita professores do Ensino Superior a partir da reflexão sobre o papel da Universidade no contexto atual e os presssupostos filosóficos, epistemológicos e pedagógicos que fundamentam o fazer da docência, para que possam desenvolver estudos, pesquisas e práticas inovadoras no exercício do magistério.
 Pedagogia hospitalar e Atendimento Domiciliar
Proporciona a formação do Especialista em Educação para trabalhar com crianças e adolescentes adoecidos em ambientes diversos, desenvolvendo uma prática pedagógica multidisciplinar, multiprofissional, diversificada e inclusiva, articulando Educação e Saúde, com ênfase no desenvolvimento integral dos sujeitos adoecidos.
Educação Especial e Libras
Qualifica, aperfeiçoa e atualiza profissionais da educação de forma a possibilitar uma atuação competente nos vários momentos do processo de ensino e de aprendizagem, promovendo uma reflexão crítica sobre as políticas da educação e sobre o cotidiano escolar, de forma a ampliar a articulação entre a teoria e a prática, no processo de inclusão dos alunos nos diferentes graus de ensino.
Gestão Escolar,
Qualifica, atualiza, aperfeiçoa e capacita Gestores Educacionais para a organização, orientação, planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem, para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, através do aprofundamento teórico e prático de saberes essenciais á melhoria da qualidade do trabalho escolar. 
Pedagogia Empresarial
 Possibilita o aprofundamento teórico e prático no campo da Gestão, Planejamento, Avaliação e Treinamento de Recursos Humanos, qualificando, aperfeiçoando a atualizando profissionais.
 



Av. Paes Leme, 485 - Martins - Uberlândia/ MG
© Faculdade do Trabalho. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Infinitech