Técnico em Automação Industrial

A finalidade das práticas de Automação Industrial é aumentar a eficiência dos processos, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, reduzindo o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina

INSCREVA-SE !

Onde atua o Técnico em Automação Industrial?

Atua no setor de tecnologias de ponta, equipamentos modernos microprocessados e a na automatização de seus processos produtivos.

O Técnico em Automação Industrial é um profissional que atua na execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais;

Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais

 

Como é o curso de Técnico em Automação Industrial da Faculdade do Trabalho?

O curso de Técnico em Automação Industrial capacita o profissional desde a elaboração de desenhos técnicos e diagramas lógicos à calibração de máquinas em campo.

O Técnico em Automação Industrial será uma pessoa chave em uma ou mais áreas de plantas industriais, de modo a cuidar do planejamento técnico do respectivo setor dele, da execução de projetos e das manutenções preventivas e preditivas. Visando aumentar a eficiência dos processos industriais, maximizando a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, reduzindo o esforço e interferência do homem sobre a máquina.

Área de Atuação:

Os profissionais técnicos estão cada vez mais requisitados e o técnico de automação pode atuar na indústria, de modo geral. Quer seja automobilística ou naval. Também pode trabalhar em empresas de alimentos ou mesmo laboratórios.

Quer saber mais informações?

Entre em contato pelo Whatsapp

(34) 9 9228 3237 Resultado de imagem para imagem whatsapp

Informações gerais sobre o curso:

Tipo de curso: Presencial

Aulas de Segunda a Sexta

Turno: Noturno (19 às 22:30)

Duração: 1200 horas – 2 anos

Estágio: Não obrigatório

Grade Curricular:

  • Introdução à Eletromecânica;
  • Desenho e Informática;
  • Instrumentação Industrial;
  • Eletrônica Digital e Analógica;
  • Metrologia Industrial;
  • Programação;
  • Instalações de Máquinas;
  • Circuitos Integrados;
  • Sistemas de Manufatura;
  • Robótica;
O Técnico em Automação industrial é um profissional chave na indústria

O Técnico em Automação industrial é um profissional chave na indústria

Desde a elaboração de desenhos técnicos e diagramas lógicos à calibração de máquinas em campo, o técnico em automação industrial será uma pessoa chave em uma ou mais áreas de plantas industriais, de modo a cuidar do planejamento técnico de seu setor, da execução de projetos e das manutenções preventivas e preditivas.

Veja as atribuições do Técnico em Automação Industrial

Veja as atribuições do Técnico em Automação Industrial

Atuar em trabalhos de campo: painéis elétricos, partidas de motores. Fazer instalações e manutenção de painéis elétricos e de redes industriais (como a Ethernet);
Parametrizar inversores de frequência, soft-starters, transmissores, relés, multimedidores etc.
Executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas. Operar testes de funcionalidade e elaborar relatórios técnicos.

 

Como encontrar um estágio técnico em automação industrial?

Como encontrar um estágio técnico em automação industrial?

O mercado de trabalho para quem optou pela carreira em automação industrial é amplo e promissor. Para muitos técnicos a preocupação tem sido como encontrar um estágio, apesar de não ser obrigatório muitas empresas contratam de forma remunerada afim de ter um profissional qualificado e que venha a transformar teoria em prática e, de quebra, gere reais possibilidades de crescimento profissional.